Skip to content

TAG Unhas: Saiba agora porque as manicures deveriam usar EPIs durante os atendimentos!

As manicures precisam se proteger durante o trabalho, pois essa função é muito perigosa e poucas pessoas sabem disso. Há muitos relatos de profissionais contaminados com alguma doença devido ao exercício da profissão.

Você vai ver agora o porquê as manicures devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), durante os atendimentos.

Serviço de manicure no Brasil

O serviço de manicure aqui no Brasil é um dos que mais geram receitas para os municípios e, consequentemente, para os cofres públicos. Porém, uma em cada dez profissionais da área, que não usam equipamentos de proteção, são contaminadas com hepatite. Isso sem falar de outras doenças potencialmente contagiosas e que não tem cura como o vírus do HIV.

Por que as manicures devem usar EPIs durante os atendimentos?

Essas profissionais precisam utilizar equipamentos de proteção individual por que está envolvido o bem mais valioso de um ser humano, a vida. É por não dar a devida atenção a esse trabalho que muitas foram infectadas com doenças altamente contagiosas e que deixam sequelas significativas.

Por meio do procedimento com alguns equipamentos de trabalho como, por exemplo, o manuseio de alicates e outras ferramentas, além do contato direto com pessoas de todos os tipos, as chances de contaminação cruzada é muito grande.

Quais Equipamentos de Proteção Individual as manicures devem usar?

Entre os equipamentos disponíveis hoje no mercado, as manicures podem utilizar:

Luvas

As luvas são importantíssimas para evitar que a profissional seja contaminada com alguma doença ou que contamine a cliente. Afinal de contas, esse membro é o principal utilizado nos procedimentos, além de ser o responsável pela entrada de doenças no organismo. É importante frisar que as luvas devem ser trocadas todas as vezes que houver cliente novo.

Máscaras

As máscaras também são equipamentos que as manicures não devem abrir mão. Já ficou mais que comprovado que elas são fundamentais para proteger as pessoas de doenças infecciosas.

Durante o serviço de manicure, há muitas conversas e, caso as gotículas que ficam no ar estejam contaminadas com algum vírus ou bactéria, a máscara vai proteger para que essas gotículas não sejam inaladas.

Toucas

As toucas parecem desnecessárias, mas são importantíssimas. Enquanto se trabalha, a manicure muitas vezes passa a mão nos cabelos, contaminando essa região. Com a touca, os cabelos também podem ser protegidos.

Jalecos

Usar jaleco não é só para médicos e profissionais de enfermagem, mas também para todo aquele profissional que trabalha direta ou indiretamente com a saúde e, neste caso, as manicures estão inclusas.

O jaleco, além de deixar a manicure mais profissional, também vai aumentar a proteção contra a contaminação cruzada.

Tênis

O tênis é o calçado apropriado para trabalhar como manicure, pois ele protege os pés caso algum acidente ocorra. Por exemplo, se o alicate cair, não vai ferir o pé. Isso vai proteger contra a contaminação de doenças.

Quais outras medidas podem ser adotadas pelas manicures?

Outras medidas podem ser tomadas para evitar a contaminação cruzada durante o serviço de manicure. Lavar constantemente as mãos é uma delas. Outra medida é higienizar bem cada ferramenta de trabalho, antes de atender o próximo cliente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *